A HISTÓRIA E CONSOLIDAÇÃO
DA REDE QUAPÁ-SEL
Por: Ana Cecília Campos e Eugenio Queiroga
Desenhos Silvio Macedo
A Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL tem seu início articulado às atividades do Laboratório Quadro do Paisagismo no Brasil (LabQUAPÁ) da FAUUSP. Iniciado em 1994, por ação do Professor Silvio Soares Macedo, tinha por objetivo levantar, sistematizar e divulgar informações referentes aos sistemas de espaços livres das cidades brasileiras. Buscava-se compreender, naquele momento, como eram gerados os espaços livres públicos e privados, planos e legislações correlatas, assim como os autores de projetos voltados ao cotidiano de seus habitantes, e o papel do poder público. Para além dos projetos excepcionais, com significativa importância cultural, era objetivo entender a estrutura da urbanização destas cidades, em momento de reduzido número de publicações especializadas voltadas aos estudos da paisagem e do paisagismo nacional. Como método de trabalho, as idas a campo e levantamento in loco dos espaços significativos tiveram lugar junto ao diálogo estabelecido com pesquisadores locais e representantes do poder público. Em momento sem facilidades e intercâmbio de redes de informação digitais, a formação de acervo com fichas-modelo, plantas e imagens fotográficas teve papel preponderante para catalogação e fundamentação teórica que pudesse avançar no campo específico do conhecimento, e que culmina com a publicação do livro Quadro do Paisagismo no Brasil, em 1999, pela EDUSP. Outras publicações vieram por integrar a coleção LabQUAPÁ, sempre com as contribuições de pesquisadores parceiros externos ao laboratório.
Os projetos temáticos desenvolvidos pelo LabQUAPÁ a partir de 2007 se constituíram em momento de inflexão do laboratório em termos conceituais, metodológicos, de organização e gestão de sua produção. Durante os projetos “Os Sistemas de Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea no Brasil - QUAPÁ-SEL I (2007-2011)” e “Os Sistemas de Espaços Livres na Constituição da Forma Urbana Contemporânea no Brasil: produção e apropriação - QUAPÁ-SEL II (2012-2018)”, coordenados pelos professores Silvio Soares Macedo e Eugenio Fernandes Queiroga, iniciou-se a produção de cartografia específica sobre os sistemas de espaços livres que apoiasse as reflexões em curso. Foram incorporadas como método as oficinas de trabalho, realizadas em municípios de médio e grande porte e capitais: com apoio de núcleos de pesquisadores locais, articularam-se ainda representantes do poder público e da sociedade em momento de imersão, debates e sínteses sobre os sistemas de espaços livres, sua relação com processos de urbanização, legislação urbanística e ambiental, e agentes envolvidos.
As mais de 60 oficinas realizadas em pouco mais de uma década acabaram por reforçar os vínculos entre os pesquisadores de mais de 40 núcleos nacionais: docentes, mestrandos, doutorandos e alunos de graduação de diversas instituições de ensino superior. Abriram espaço para a integração de novos núcleos que trouxeram outras questões e contribuições. Para tanto, tiveram papel preponderante os colóquios nacionais QUAPÁ-SEL realizados desde 2006 com organização do LabQUAPÁ. Arena de debates e apresentação de pesquisas em andamento, têm sido desde então espaço para construção coletiva de objetivos comuns, conceitos norteadores, embora não determinantes, reconhecendo as especificidades e particularidades dos núcleos. A partir desta rede de pesquisa originou-se a Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL, também sob a coordenação a coordenação do laboratório.
Após o falecimento do professor Silvio Soares Macedo em 2021, e com a reorganização do LabQUAPÁ, sem interrupção de suas atividades de pesquisa e da realização dos Colóquios, passou-se a discutir a descentralização da Rede Nacional que já se encontrava solidamente estruturada. Em 2022, durante o XVI Colóquio QUAPÁ-SEL - Revendo a Rede QUAPÁ-SEL: novas paisagens e novos horizontes, em Cuiabá, foram aprovadas duas importantes decisões. A primeira, que os colóquios passariam a ser organizados por núcleos locais com o apoio inicial do LabQUAPÁ, definindo temáticas próprias, o que coube pela primeira vez ao núcleo de Erechim, coordenado pelas professoras Daiane Regina Valentini e Renata Franceschet Goettems, com a organização do XVII Colóquio QUAPÁ-SEL: Os espaços livres e as águas no Brasil. A segunda, a formação de Comissão de Coordenação Nacional presidida pela professora Vera Regina Tângari, assistida por cinco pesquisadores de instituições de ensino diversas, um representante de cada região do Brasil (Ana Cecília de Arruda Campos, Ana Claudia Cardoso, Doriane Azevedo, Karin Meneguetti, Mauro Barros Filho), além de apoio da pesquisadora Danielly Aliprandi como suplente da Coordenação geral.
Desde então, a Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL tem se reunido mensalmente, trazendo maiores possibilidades de discussão e definição de rumos construídos coletivamente, reforçando ainda mais a rede de pesquisa. Outras temáticas foram incorporadas e debatidas, como os desdobramentos das pesquisas sobre transformações morfológicas, organização de glossário de termos, participação popular e gestão pública, o resgate da história da Rede e organização de banco de dados de publicações, material sobre Colóquios e Oficinas com livre acesso. A reformulação dos meios de divulgação ou a definição de novo logotipo vem de encontro à busca por identidade própria da Rede, incorporando novos pesquisadores. A renovação do quadro de pesquisadores é fundamental para sua continuidade, mantendo a Rede Nacional de Pesquisa como referência para os estudos da Paisagem brasileira.
REFERÊNCIAS
CAMPOS, A. C. A.; QUEIROGA, E. F.; GALENDER, F.; DEGREAS, H.; AKAMINE, R.; MACEDO, S. S.; CUSTÓDIO, V. (Orgs.). Quadro dos Sistemas de Espaços Livres nas cidades brasileiras. São Paulo: FAUUSP. 2012.
CAMPOS, A. C. A.; QUEIROGA, E. F.; GALENDER, F.; DEGREAS, H.; AKAMINE, R.; MACEDO, S. S.; CUSTÓDIO, V. (Orgs.). Sistemas de espaços livres: conceitos, conflitos e paisagens. São Paulo: FAUUSP. 2011.
MACEDO, S. S. Quadro do Paisagismo no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1999.
MACEDO, S. S.; CUSTÓDIO, V.; DONOSO, V. G. (Orgs.). Reflexões sobre espaços livres na forma urbana. São Paulo: FAUUSP, 2018.
MACEDO, S. S.; QUEIROGA, E. F.; CAMPOS, A. C. A.; CUSTÓDIO, V. (Orgs.). Quadro geral da forma e do sistema de espaços livres das cidades brasileiras. Livro2. SãoPaulo: FAUUSP,2018.
MACEDO, S. S.; QUEIROGA, E. F.; CAMPOS, A. C. M. A.; GALENDER, F.; CUSTÓDIO, V. Os sistemas de Espaços Livres e a constituição da esfera pública contemporânea no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2018.